Música e letra

Cartola nunca se deixou levar pelos padrões impostos pela indústria. Sempre produziu uma música harmonicamente criativa e, como letrista, fez versos como quem domina teorias literárias.

Seção de vídeo

Uma coisa muito simples

Dona Regina – filha de Cartola e Dona Zica – e os cantores e compositores Nelson Sargento e Leci Brandão falam sobre a espontaneidade com que Cartola compunha suas obras.

Compartilhe

Compartilhe

Seção de vídeo

Como se fosse um quadro

Os cantores e compositores Dalmo Castello, Martinho da Vila, Nelson Sargento e Leci Brandão falam sobre a riqueza poética das canções de Cartola.

Compartilhe

Seção de vídeo

Parceiro do Divino

O músico Dalmo Castello comenta sua parceria com Cartola – que rendeu trabalhos como “Corra e Olhe o Céu”, “Disfarça e Chora” e “Motivação”.

Compartilhe

manuscrito e partitura: acervo da família

Compartilhe

O site da Ocupação possui uma playlist interativa. Quer saber como usá-la?
Você pode ouvir uma música clicando no botão play (localizado à esquerda do nome de cada música). Pode continuar ouvindo as músicas enquanto navega em outros conteúdos, clicando no botão + (localizado ao lado do botão play) e adicionar as faixas à sua playlist. E pode também interagir com a playlist, clicando no botão com ícone de áudio que aparecerá no canto inferior direito da tela.

Corra e Olhe o Céu, de Cartola e Dalmo Castello

Compartilhe

Seção de vídeo

Um artesão da melodia

O maestro e produtor Rildo Hora e os cantores e compositores Dalmo Castello e Martinho da Vila analisam a estrutura melódica das obras de Cartola.